quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Artesanato já movimenta R$ 50 bilhões por ano no Brasil



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Negócios| 10 de dezembro de 2012 | 6h 48

Artesanato já movimenta R$ 50 bilhões por ano no Brasil e envolve 8,5 milhões de pessoas

Saiba quem está se dando bem com o segmento no País e o que é preciso fazer para obter sucesso
CRIS OLIVETTE, OPORTUNIDADES
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Paulo LIebert/Estadão
Paulo LIebert/Estadão
Marcela faz mosaicos na Oficina Pedacinhos de arte
 Há 19 anos, o engenheiro químico Luis Moureira deu uma virada em sua vida: tornou-se um artesão e vive desse empreendimento até hoje. “A pintura em tecido era um hobby, até que desenvolvi uma técnica em tecido molhado que ganhou fama e se espalhou pelo País. Hoje, sou um privilegiado que pode ter o trabalho como hobby.”

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Moureira conta que foi premiado nas duas últimas edições da feira Mega Artesanal. “Em 2010, ganhei o Prêmio Artesão e em 2011, entre 30 categorias, ganhei o prêmio principal.”
Em todo o País, cerca de 8,5 milhões de brasileiros fazem do artesanato o seu pequeno negócio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Juntos, esses microempreendedores movimentam mais de R$ 50 bilhões por ano. 
Um mercado que motiva feiras como o 2º Salão do Artesão, iniciado no dia 5 de dezembro e que termina neste domingo, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo. Em busca de expansão da sua atividade, o ex-engenheiro é um dos participantes do evento.
Os negócios envolvendo artesanato têm um pé na realização pessoal e permitem até iniciativas sociais como a de Marcela Muñoz. Sua primeira iniciativa foi criar a Oficina Pedacinhos de Arte, em 2002. “A partir de 2005, passei a conciliar a produção com um trabalho social chamado Solidariedade com Arte.”
Este projeto ensina jovens e adultos carentes a fazer peças artesanais que, depois de prontas, são comercializadas. Para manter o projeto, Marcela foi atrás de parcerias e hoje conta com o apoio de grandes empresas que fornecem matéria prima como vidro, rejunte, cimento, ferramentas elétricas, cola e madeira. 
A artesã afirma que, no período de sete anos, pelo menos mil pessoas já foram capacitadas por ela. “Comecei com 17 meninos extremamente carentes. Hoje, alguns fazem cursos técnicos, outros estão na faculdade e trabalham em grandes empresas.” Segundo ela, a Etna – empresa que vende móveis – adquire seus produtos por conta do trabalho social. 
Mesmo achando difícil viver de arte no Brasil, ela se sente feliz: “Apesar das dificuldades, sou uma artista que vive do artesanato e que ama o que faz".
Marcela lembra que começou a produzir mosaicos com o objetivo de reduzir sua ansiedade. “Depois que comecei esse trabalho, passei a enxergar a vida de outro jeito. Sinto que criá-los é uma forma de organizá-la. É como se a vida estivesse toda estraçalhada e fosse se transformando conforme vou encaixando os pedacinhos.” Antes de virar artesã, Marcela coordenava cursos de arte em uma galeria. 
Ela gosta de ressaltar que seu trabalho é artesanal, solidário e sustentável. “É bom divulgá-lo (no salão) para reforçar a importância das parcerias.”
A primeira edição do Salão do Artesão ocorreu em 2011 e contou com 80 expositores e 35 mil visitantes. Neste ano, entre indústrias de insumos para o artesanato e ateliês o evento teve 130 expositores.
A realizadora do evento, Sônia Sodré, dona da Metroprom Feiras e Eventos, diz que a feira busca a integração do artista com a indústria.“O salão promove e divulga o artesanato, principalmente os produzidos na região do ABC e Baixada Santista, e é uma ótima oportunidade para a indústria lançar novos produtos e ensinar novas técnicas.”
Melhor negócio. Entre os expositores do Salão do Artesão está, por exemplo, a Tec-Screen, que produz e comercializa tintas da marca Gato Preto. Segundo o sócio diretor da empresa, Eurípedes de Almeida, negócios ligados ao artesanato estão apresentando forte crescimento não apenas no Brasil quanto em toda a América Latina. 
“Hoje, esse mercado está cotado como o quinto melhor negócio na América Latina. E depois da crise americana, o segmento está crescendo de forma acelerada também nos Estados Unidos.”
Almeida afirma que o setor cresce mais de 15% ao ano e que sua empresa, que já exporta para países das Américas do Sul e Central, Portugal e Espanha, está em processo de negociação para vender para a França e Inglaterra.
Para incentivar a produção artesanal no País, o sistema Sebrae criou o prêmio Pop 100 de Artesanato, que contempla, a cada dois anos, 100 unidades produtivas de artesanato que tiveram o melhor índice de gestão. 
“Montamos no Salão do Artesão um espaço que chamamos de vitrine, onde apresentamos as 100 unidades vencedoras da terceira edição do prêmio, ocorrida em 2012. Além disso, montamos uma grande loja, para vender as peças que vieram de todo o Brasil”, afirma o consultor do Sebrae-SP Cassio dos Santos e Oliveira. 
Em sua opinião, a produção artesanal brasileira está cada vez mais em evidência, principalmente entre os artesãos que se preocupam em agregar a questão da sustentabilidade aos produtos, bem como valores culturais. “Explorar a identidade cultural da localidade onde as peças são produzidas, aumenta sua competitividade.”
Oliveira ressalta, ainda, que o artesão precisa ter uma boa técnica de produção e que os produtos devem ter bom acabamento para atender as expectativas do consumidor. “Também é importante que o profissional desenvolva suas habilidades gerenciais para saber calcular o preço de venda.”
Na feira também há orientações dadas, além do Sebrae, pela <IP>Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). “O Banco do Brasil e o Banco do Povo, também montaram estandes para oferecer linha de crédito com taxas bem acessíveis”, conta Sônia
Segundo a diretora técnica da Sutaco, Marlene do Santos, o objetivo do órgão é promover e comercializar o artesanato paulista e prestar serviços aos artesãos. “Ao se cadastrar na Sutaco, o artista recebe uma carteira que dá direito, por exemplo, a emitir nota fiscal por meio do órgão, sem a necessidade de abrir uma firma.” Atualmente, a entidade conta com 78 mil cadastrados.
Antes de se decidir pela feira, Sônia diz que fez pesquisa de mercado durante três anos e encontrou um bom nicho no segmento de artesanato.
“Já organizo a Feira do Circuito das Malhas. Então, tínhamos espaço na empresa para realizar outro evento no segundo semestre.” No Salão, a maioria dos participantes é de São Paulo.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Confecção de Réplicas em Miniatura de Canoa Havaiana

Trabalho de Confecção de uma Réplica em Miniatura de Canoa Havaiana









































Esse modelo não é mais produzido, pois foi produzido sob encomenda, e recentemente o cliente comprou o projeto dela e pediu exclusividade , ou seja; somente produzimos esse modelo a pedido deste cliente. 

Consulte-nos antes de fazer sua encomenda...




























domingo, 18 de novembro de 2012

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo


Confira a programação do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

 
PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO
O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc é um espaço que pretende articular produção, formação e difusão de conhecimentos, por meio de cursos, palestras, encontros, estudos, pesquisas e publicações nas áreas de Educação, Cultura e Artes. Em atividade desde agosto de 2012, esse ambiente busca favorecer as trocas de saberes, bem como o compartilhamento de ideias e experiências.
O Centro de Pesquisa e Formação recebe neste mês de novembro o artesão e designer Renato Imbroisi. Nesse evento, o palestrante conta as experiências de sua trajetória de três décadas de trabalho com o artesanato brasileiro, onde desenvolve a pesquisa sobre a identidade e a diversidade cultural desse seguimento, bem como sobre os projetos realizados em inúmeras comunidades no Brasil e no mundo, onde incrementou o processo de criação e empreendedorismo, como forma de valorização social. Nesse encontro ele recebe artesãs da Associação Café Igaraí, que relatam suas experiências.
Artesanato como design e empreendedorismo
Apresentação sobre o processo de formação profissional de artesãos, abordando múltiplos aspectos como: desenvolvimento da criatividade e do senso estético; pesquisa e definição de identidade cultural regional e individual; aperfeiçoamento técnico; aprendizagem administrativa, associativista e empreendedora; treinamento da cooperação mútua para trabalho em equipe; autovalorização; convivência familiar; sustentabilidade e cuidado com o meio-ambiente. Os principais objetivos desta forma de capacitação são o desenvolvimento do indivíduo, a melhoria na habilidade técnica, a independência profissional e financeira que traz satisfação no trabalho e melhor autoestima. Serão apresentados diversos exemplos bem sucedidos de trabalhos em diversas comunidades brasileiras.
Com Renato Imbroisi (Designer e tecelão. Trabalha há mais de 30 anos com design de artesanato regiões do Brasil e do exterior, capacitando milhares de artesãos. Coautor do livro “Desenho de Fibra” – Editora Senac)
Convidado: Associação Café Igaraí (Mococa – SP)
10/11. Sábado, das 10h30 às 18h.
30 vagas.

R$ 50,00 (inteira)
R$ 25,00 (usuário inscrito no Sesc e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante)
R$ 12,50 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes)

Inscrições pelo Portal Sesc no endereço www.sescsp.org.br/centrodepesquisaeformação  , ou pessoalmente nas Unidades do SESC do Estado de São Paulo.
Endereço: Rua Pelotas, 141, 5º andar da Torre A.
Telefone: (11) 5080.3057
Horário: Terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados e feriados, das 9h30 às 18h.
Metrô: Ana Rosa 750m/Paraíso 1000m
PREFIRA O TRANSPORTE PÚBLICO

Texto: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo