quarta-feira, 25 de maio de 2011

Confecção de Miniaturas de Canoas e Barcos de Caixeta no Indaiá

No bairro do Indaiá em Bertioga, um bairro de grande influência da cultura Caiçara, é la que o artesanato se destaca, em cor e originalidade das peças produzidas pelos artesãos. Isso pode ser facilmente visto nas miniaturas de canoas e barcos de pesca confeccionado pelo artesão Johnny, proprietário do Johnny Home Atelier.



O Johnny Home Atelier, dirigido pelo casal de artesãos Johnny e Luiziane Balthazar, produz entre outros trabalhos, miniaturas de canoas, barcos de pesca e saveiros (escunas) feitos em caixeta, madeira leve e macia semelhante a madeira balsa. A peças produzidas variam de forma e tamanho, nenhuma peça é igual a outra. Esse tipo de produto desenvolvido pelo Johnny Home Atelier, tem sua produção limitada, por isso as vezes é preciso entrar na fila, pois a lista de espera é grande. Segue abaixo algumas fotos de algumas das peças produzidas no atelier.  Na foto acima podemos ver uma baleeira, embarcação muito utilizada na pesca do camarão.


                                                                                                           



Na  foto ao lado podemos ver uma canoa caiçara, embarcação utilizada por pescadores artesanais no dia a dia. Esse tipo de embarcação é feita num pau só, ou seja é utilizado apenas uma árvore para sua construção. Esse tipo de embarcação foi herdado pelos caiçaras da cultura indígena que se espalhou pelo resto do país. Existem canoas de vários tamanhos e formas, cada comunidade constrói a canoa de acordo com sua necessidade diária, o mesmo acontece com os caiçaras nos dias de hoje, apesar das severas leis ambientais proibirem a derrubada de árvores para se fazer canoas, as comunidades as fazem de forma sustentável, por somente derrubam árvores que estão em risco de queda com a supervisão dos órgãos de fiscalização do meio ambiente, para coibir abusos. Foi essa a forma que as autoridades encontraram para manter viva a cultura de nossas comunidades. Para ver as embarcações confeccionadas por Johnny entre em www.johnnyhomeatelier.com.br , lá tem algumas peças expostas. Mas todas são vendida sob consulta prévia.


Até o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário