quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Piúma a Capital Nacional Das Conchas

Artesanato de Conchas

Mais da metade da população de Piúma vive do artesanato de conchas. Com este material pode-se encontrar cinzeiros, cortinas, luminárias, brincos, chinelos e souvenirs de várias formas. O município é responsável por 85% do artesanato de conchas do Brasil e exporta para vários países da América do Sul, da Europa e para os Estados Unidos. Na região foi encontrada uma das espécies mais raras de conchas do mundo, a "Oliva Zelindea". Os artesãos encontram as conchas que transformam em arte, principalmente nas praias de Itaputanga, Corujão e Maria Neném, no final da Praia de Piúma.

O artesanato de conchas de Piúma teve sua origem na cultura indígena, dos povos que aqui viviam. Mas foi na dédaca de 60 que a artesã Carmen Muniz deu um outro sentido a essa tão bela arte. Com suas idéias inovadoras, conseguiu em pouco tempo fazer com que Piúma fosse conhecida como a "Cidade das Conchas".

Atualmente, o artesanato local continua sendo produzido em fundo de quintais onde emprega a mão-de-obra familiar e em oficinas destinadas a esse tipo de fabricação, contribuindo para a geração de emprego e renda.


A Associação dos Artesãos de Piúma (ASAPI), fundada em 1988, não mede esforços para valorizar a produção artesanal do município. A criação do Núcleo da Concha, que teve o apoio do Sebrae e da Prefeitura, foi mais um avanço para diversificar o trabalho dos artesãos. 

Esse núcleo tem como proposta confeccionar um material com melhor acabamento, com designer arrojado para comercialização nos grandes centros e exportação.
Os turistas que freqüentam o balneário também podem adquirir as peças artesanais no varejo, que são vendidas na orla da praia e nos municípios vizinhos no período do verão e em feriados prolongados. Nos finais de semana e no verão funciona, ainda, a Feira de Artesanato, na Praça Dona Carmen, além das lojas especializadas.


Fonte: http://vitoria-es-brasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=633%3Aartesanato-&catid=227%3Apiuma&Itemid=525

Nenhum comentário:

Postar um comentário